Habilidades

As habilidades em Sombras Nascentes são as mesmas de Stret Fighter The Storyteller Game, algumas foram clarificadas ou modificadas, enquanto novas surgiram. 

Habilidades Modificadas e Novas Habilidades

Abaixo estão todas as habilidades que foram modificadas em alguma extensão e as novas habilidades. Algumas habilidades foram bastante modificadas ao ponto de possuírem novos propósitos, como é o caso de Perspicácia e Conhecimento de Estilos, enquanto outras receberam apenas clarificações, como Luta às Cegas e ainda existem outras novas. 

Talentos

Administrar

Todos os empresários, ou lutadores que querem administrar, devem possuir essa Habilidade. Esse Talento mede a habilidade não acadêmica do personagem em lidar com burocracia, realizar barganhas, capitalização, contabilidade, investimento ou mesmo esmolar.

• Amador: Você pode abrir uma conta bancária e fazer simples cálculos empresariais (com uma calculadora na mão e nada mais).

•• Experiente: Você pode balancear seu contracheque. Fazer cálculos empresariais é uma moleza para você. Se trabalhasse numa indústria de fast-food, seria perfeito como assistente de empresário.

••• Competente: Seus amigos pedem para você administrar as finanças deles, você aceita e sempre pega lucros. A maioria dos pequenos negócios que tem 50% de dar certo, com você passam a ter 70%.

•••• Especialista: Seus amigos ainda pedem para você administrar as finanças deles, mas você os deixa como dependentes de suas próprias finanças. Você pode fazer uma aposta em uma empresa a quilômetros de distância e também apostar pesado na estocagem de produtos.

••••• Mestre: Donald Trump, Bill Gates, Howard Hughes – e você. Você poderia vender geladeiras para um esquimó.

Possuído por: Consultores financeiros, empresários de negócios, agentes da Receita Federal, empresários de times.


Empatia com Animais

Os animais não se comportam da mesma forma que os humanos sob as mesmas circunstâncias. A capacidade em compreender as ações dos animais pode ser muito útil. Os personagens habilitados em Empatia com Animais não apenas podem predizer as ações dos animais, mas também usar esse conhecimento para acalmá-los ou enfurecê-los. Esta Perícia também é usada para treinar animais.

• Amador: Você pode conquistar o carinho de um animal domesticado.
•• Experiente: Você pode ensinar um bichinho a fazer gracinhas.
••• Competente: Você poderia treinar um cão de guarda.
•••• Especialista: Você poderia treinar um animal de circo.
••••• Mestre: Você poderia domesticar um animal selvagem.

Possuído por: Treinadores de animais, Guardadores de zoológico, Amantes da Natureza, Donos de animais. 
 

Hobbie Autodidata

Este talento engloba qualquer outro talento não previsto aqui que pode ser aprendido sozinho e que seja mais ativo do que intelectual. Este talento pode inclusive adicionar dados em jogadas que o narrador pedir que sejam de atributo puro, com a permissão dele. Você pode escolher 1 hobbie por ponto que tiver neste talento. Alguns exemplos de hobbies possíveis são: Ler a sorte, bater carteiras, prestidigitação, bajular, negociar, arquivamento, etc. Você pode realizar outros hobbies nos quais você não possua, mesmo que não escolhidas, mas não pode ter sucessos automáticos e joga um dado a menos.  

• Amador: Você sabe fazer uma coisa ou outra
•• Experiente: Você tem uma boa experiência com seus hobbies.
••• Competente: , Outras pessoas com suas habilidades já lhe reconhecem como "um deles", e já pode se chamar profissional em seus hobbies.
•••• Especialista: V
ocê está familiarizado com as nuances súbitas de seu hobbie. Seus truques são dignos do horário nobre da TV.
••••• Mestre: As pessoas acham que seu talento é sobrenatural. Você poderia escrever um livro sobre o assunto, se já não o fez.
Possuído por: Autodidatas, Desocupados, Mágicos Profissionais, Ladrões, Faz-Tudo.

 

Intuição (Perspicácia/Insight)

Seus pressentimentos são bons e você acabou confiando neles. Às vezes, você não consegue explicar como consegue explicar como sabe algo ou como saí de um emaranhado de fatos e chega a uma conclusão brilhante, mas este talento mostrou-se útil a você. A intuição reflete sua aptidão boas suposições e ter "pressentimentos" ou confiar no "instinto". Este talento não é uma habilidade psíquica, e sim um "sexto sentido" natural para fazer ligações lógicas. A intuição também pode fazer com que seja possível para um personagem saber se alguém está mentindo ou não, permitir que ele consiga um indício para a solução de um problema a partir de um conjunto pequeno de pistas, ou mesmo saber em linhas gerais o nível de desafio de uma situação ou oponente. A intuição também é uma excelente ferramenta para o narrador fornecer informações aos jogadores. 

• Amador: Seus instintos o colocaram no caminho certo diversas vezes.
•• Experiente: Você aprendeu a seguir sempre seu primeiro impulso.
••• Competente: Você sabe quando algo está errado.
•••• Especialista: Você não apenas sabe quando algo está errado, como também sabe a maneira de descobrir quem é o responsável.
••••• Mestre: Suas intuições são tão repentinas e precisas que assustam até você mesmo.

Possuído por: Apostadores, Videntes, Intérpretes, Guarda-costas, Investigadores.

 


Instrução


Você possui certo tato para ensinar aos outros. Você pode ensinar qualquer uma de suas Habilidades, Técnicas e Manobras Especiais embora que você não possa conceder mais informações do que você saiba.
• Amador: Você pode ensinar o básico (ler, escrever e aritmética) de um modo interessante.
•• Experiente: Você pode ensinar assuntos mais complexos, como álgebra ou dança de salão de baile.
••• Competente: Você pode ensinar qualquer um de seus Conhecimentos até o nível médio de estudo. Você torna o aprendizado divertido.
•••• Especialista: Você pode fazer os mais complexos estudos, como física quântica ou economia aplicada, parecerem fáceis. As pessoas percorrem grandes distâncias para aprender com você.
••••• Mestre: As pessoas cruzam oceanos para estudarem aos seus pés. Você pode fazer uma fortuna se você cobrar pelas suas lições — se é que já não o faz.
Possuído por: Sensei, Professores, Pais e Artesãos.


Perícias

Atuação

Você é capaz de desempenhar ações artísticas como cantar, tocar guitarra e representar. Você conhece as minúcias do que fazer e de como fazer. Cada ponto representa uma atuação diferente. Você pode realizar outras atuações, mesmo que não escolhidas, mas não pode ter sucessos automáticos e joga um dado a menos.

• Amador: Você pode tocar guitarra ou baixo numa banda de garagem ou atuar numa peça de colégio.
•• Experiente: Você pode ganhar a vida no circuito de casas noturnas.
••• Competente: Você pode ganhar um Oscar ou um Grammy
•••• Especialista: Você aparece com regularidade nas páginas da revista Caras.
••••• Mestre: A sua obra será lembrada através das eras.

Possuído por: Atores, Músicos, Praticantes de Karaokê, Comediantes.

Disfarce

Você pode transformar sua aparência, sua voz, objetos ou roupas para não chamarem atenção, para parecerem o que não são ou para parecerem outra coisa. Normalmente você precisa de equipamentos como maquiagem, cosméticos ou outros materiais.

• Amador: Bom o bastante para enganar alguém que não conheça você nem a pessoa a quem está imitando.

•• Experiente: Bom o bastante para enganar algumas pessoas ocasionalmente.
••• Competente: Bom o bastante para enganar algumas pessoas a maior parte do tempo.
•••• Especialista: Bom o bastante para enganar a maior parte das pessoas a maior parte do tempo.
••••• Mestre: Bom o bastante para enganar as pessoas mais próximas e queridas a maior parte do tempo.

 Possuído por: Atores, Espiões, Tiras sob Disfarce, Criminosos, Trapaceiros.

Ofícios

Esta perícia cobre a sua capacidade de fazer ou reparar coisas. Você pode até criar trabalhos duradouros de arte com isso. Cada ponto em ofício lhe permite escolher um ofício diferente como Trabalho em Couro, Limpeza, Carpintaria, Mecânica de carros, etc. Quanto mais complexo é o que você quer fazer ou reparar, mais difícil será o teste. Muitos levam dias e até semanas. Você pode realizar outros ofícios nos quais você não possua, mesmo que não escolhidas, mas não pode ter sucessos automáticos e joga um dado a menos.

• Amador: Você tem um Jogo de Montagem para crianças.

•• Experiente: Se você tem um manual em mãos, você consegue seguir as instruções ou está preparado a criar seu próprio estilo.

••• Competente: Você está apto para montar a maioria das coisas, dados a você tempo e ferramentas certas.

•••• Especialista: Você pode criar seus próprios manuais em sua área.

••••• Mestre: Você conhece melhor seu ofício do que as pessoas. Seu trabalho não possui par.

 

Possuído por: Mecânicos, artesãos, artistas, designers, inventores, faz-tudo.

Etiqueta

Você compreende as pequenas nuances da vida social, estando apto a comportar-se com elegância. Você

sabe como conviver bem com a sociedade mortal. A sua especialidade é a cultura com a qual esteja mais familiarizado. Você usa esta perícia durante ações como dançar, seduzir e barganhar. A Etiqueta também é usado em questões diplomáticas.

• Amador: Você sabe quando calar a boca.
•• Experiente: Sabe que não deve calçar tênis num ambiente que exige traje a rigor.
••• Competente: Sabe com que colher tomar sopa.
•••• Especialista: Está apto a conviver com praticamente todas as classes sociais.
••••• Mestre: Você poderia impedir a Terceira Guerra Mundial.

Possuído por: Diplomatas, os Muito Ricos, Executivos.

Instinto Assassino (Luta às Cegas)

Todas as pessoas possuem instintos. O nível em que as pessoas confiam ou ignoram seus instintos variam, mas são poucas as pessoas que possui um instinto de predador, uma tendência para a violência, um Instinto Assassino. Também conhecido como Satsui no Hadou, o Instinto Assassino tem várias utilidades para um combatente ou lutador. O Instinto assassino permite inclusive detectar emanações violentas vindo de outras pessoas, o que pode ser bastante útil.

Com o instinto assassino é possível você lutar mesmo sendo privado de sua visão, se valendo de sons, mudanças de pressão e possivelmente a tendência violenta do próprio atacante, sentir um oponente mesmo quando não pode vê-lo. Também é possível se detectar intenção violenta emanando de alguém contra você ou contra outra pessoa. Instinto Assassino também pode ser usado para detectar pessoas com intenção violenta contra você, embora nã revele suas posições.

Para detectar oponentes sem vê-los, ou seja, nas quais o personagem não pode utilizar sua visão, o Narrador deve exigir um teste de Percepção + Instinto Assassino. Um sucesso completo (3 sucessos) é o bastante para que o personagem possa lutar normalmente, localizando seus adversários e executando seus golpes, é possível que mais sucessos sejam exigidos dependendo das condições (música alta, lutando em um carrossel, terreno muito irregular dificultam, por exemplo). Falha indica que ele está atordoado, incapaz de reagir. Falha crítica indica pânico e desorientação total, e o personagem precisará gastar 1 Força de Vontade para tentar voltar à ação.

1 ou 2 sucessos significam que ele é capaz de detectar os oponentes, porém com algum atraso ou dificuldade. Assim, com 1 sucesso ele pode lutar, mas com -2 Velocidade. Com 2 sucessos, a penalidade é de -1. 4 sucessos ou mais indicam uma percepção bastante aguçada da situação; o Narrador deverá fornecer ao jogador dicas sobre armadilhas e coisas ocultas, facilitando sua ação e lhe dando vantagem sobre os oponentes.

O teste é feito apenas quando a ação começa, depois todo mundo luta conforme se saiu. Contudo, quem falhou ou foi malsucedido no primeiro turno de combate pode testar novamente para tentar agir melhor no segundo, sendo necessário 1 sucesso extra, assim como ocorre normalmente no Storyteller. Caso o personagem tenha menos sucessos do que anteriormente, ele deverá arcar com as consequências.

Para se detectar uma intenção violenta contra você é necessário um teste de Percepção + Instinto Assassino, jogado contra a Carisma + Instinto Assassino do oponente. Se você igualar ou superar o resultado do oponente, você sabe que ele está com intenção violenta contra você.

• Amador: Você consegue encontrar o caminho no escuro sem tropeçar multo e você sabe se alguém que o ameaça de lhe matar está falando a sério.

•• Experiente: Prestando atenção, você sempre consegue discernir os sinais de que alguém quer briga e de onde vêem os golpes

••• Competente: Você está ciente dos seus arredores o tempo todo.

•••• Especialista: Poucos podem surpreender você, mesmo na escuridão total.

••••• Mestre: Você consegue detectar violência o tempo todo, nenhum truque ou palavra pode enganá-lo.

Possuído por: Street Fighters, Combatentes, Ninjas, Mestres do Chi

Conhecimentos

Ciências

Você tem pelo menos um conhecimento básico em física, química, botânica, biologia, geologia e astronomia. O seu conhecimento concentra-se mais nas aplicações úteis da ciência. Os níveis mais altos geralmente envolvem a especialização em uma área específica.

• Estudante: Você sabe fazer bombas de fumaça com um estojo do Pequeno Químico.
•• Universitário: Você compreende as teorias principais e suas aplicações práticas.
••• Mestre: Você poderia ensinar ciência numa universidade.
•••• Doutor: Quem sabe um dia você não ganha o Nobel?
••••• Catedrático: Albert Einstein
Possuído por: Engenheiros, Pesquisadores, Inventores, Técnicos, Pilotos.

Conhecimento de Estilo

Você aprendeu tudo o que pôde sobre outras formas de artes marciais. Tem praticado e estudado os estilos que seus oponentes usam. Você não sabe tudo, mas sabe basicamente o que cada estilo pode e não pode fazer. Esta Habilidade permite analisar as técnicas de luta de um oponente e, possivelmente, ver algumas das Cartas de Combate dele. Um Narrador pode até mesmo revelar a fraqueza secreta de um oponente após um teste excepcional de Conhecimento de Estilo. O uso de Conhecimento de Estilo requer que o usuário observe o alvo por pelo menos três rodadas, O usuário então rola Percepção + Conhecimento de Estilo (dificuldade 6). Apenas um sucesso é necessário para aprender o estilo do alvo. Cada sucesso adicional permite que o usuário veja uma das Cartas de Combate (tirada aleatoriamente do maço do oponente). O oponente, se observado, pode disfarçar seus movimentos, neste caso, o teste é resistido contra os sucessos de Aparência + Disfarce do oponente. Porém, se ele disfarçar os movimentos em meio a uma luta, ele leva -2 de velocidade em suas manobras.

 • Estudante: Você sabe que não deve deixar um lutador de Sanbô agarrar você.

•• Universitário: Você consegue apontar as diferenças entre o Kickboxe e o Kung Fu.

••• Mestre: Você conhece as diferentes crenças de cada estilo.

•••• Doutorado: Você poderia dar aulas sobre os princípios das artes marciais.

••••• Catedrático: Um homem sábio no topo de uma montanha.

Possuído por: Sensei, Guerreiros Mundiais, treinadores,

empresários.

Erudição

Este conhecimento engloba a erudição do personagem em ciências sociais. Cada ponto equivale a uma nova ciência social, exemplos de ciências sociais são: Direito, Literatura, História, Arte, Filosofia, Pedagogia, etc.

• Estudante: Conhecimento prático, que pode ser usado no dia a dia.
•• Universitário: Você pode citar obras clássicas, identificar movimentos culturais majoritários e explicar a diferença entre Ming e Moghul.
••• Mestre: Você poderia ter um artigo publicado em revista especializada.
•••• Doutor: Professor Emérito
••••• Erudito: Estudiosos pelo mundo lhe reconhecem como uma autoridade no assunto.
Possuído por: Profissionais da área, professores, pessoas cultas, Jornalistas, escritores de fanzine, senhores de idade.

Linguística

Considera-se que seu personagem seja capaz de falar o seu idioma nativo, mas precisa comprar outras línguas que deseje que ele domine. Para cada nível de Lingüística, o seu personagem pode falar fluentemente outro idioma. Contudo, a Lingüística também confere ao personagem uma compreensão da estrutura da língua, que por sua vez é a base do pensamento. Com esta Habilidade, pode-se identificar sotaques ou decifrar adivinhações.

• Estudante: Uma língua adicional
•• Universitário: Duas línguas adicionais
••• Mestre: Três línguas adicionais
•••• Doutor: Quatro línguas adicionais
••••• Catedrático: Cinco línguas adicionais
Possuído por: Viajantes, Eruditos, Diplomatas, Intérpretes.

Política

Este conhecimento proporciona uma familiaridade com os acontecimentos políticos do dia, incluindo as pessoas que estejam no comando e como elas chegaram lá. Esta pode ser uma Habilidade essencial quando se tenta lidar com autoridades.


• Estudante: Manifestante e observador casual
•• Universitário: Cabo eleitoral ou graduado em ciências políticas
••• Mestre: Administrador de campanha ou redator de discursos
•••• Doutor: Político
••••• Catedrático: Maquiavel
Possuído por: Lobistas, Políticos, Advogados, Pesquisadores, Inventores, Técnicos, Pilotos.
 

Habilidades Secundárias 

Outras habilidades não listadas no livro ou aqui podem ser escolhidas, converse com o narrador a respeito! 
 
 

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