Questão Paraguaia, parte 02

 

06/02/1989 – Questão Paraguaia, parte 02.

Em meio a um jogo de sinuca numa sala de jogos privada da pousada El Conquistador, os operativos e Agente Perez discutem os últimos acontecimentos. Depois de longo e ponderado debate, eles suspeitam que os ruivos que estavam na reunião podem ser os tais recrutas que a MARS veio pegar, e mais, o nome Schwammberger, pelo qual o irmão ruivo vociferou é o sobrenome de um ex-oficial nazista chamado Josef Schwammberger, responsável pela morte de milhares de judeus em campos de concentração poloneses e atualmente procurado pela Interpol e Mossad. Se isso for verdade, estes irmãos lá encontrados podem ter algum relacionamento com o nazista. 

Última foto conhecido do oficial nazista Josef Schwammberger

 

Afora isso, fica claro que General Andrés estava planejando um golpe contra Stroessner e que a MARS não quer que isso aconteça, por isso o ameaçou de morte. Com tudo isso claro, os operativos e a agente chegaram aos seguintes pontos-chave:

-Quem são os irmão Schwammberger e qual a relação deles na história?

Eles realmente tem relação com o Oficial nazista Schwammberger? Serão eles os recrutas que a MARS veio pegar?

-O que fazer com a situação do general?

O general seria um ótimo aliado para a situação, estuda-lo para definir a melhor aproximação, conquistar a confiança dele é uma ótima ideia. Se vocês acharem que ele é completamente confiável, podem até revelar a ação da Interpol, no caso Agente Perez pode até entrar em contato com ele.

-Como fazer para capturar Menedez?

Uma boa oportunidade de fazer isso é na gala, para isso, vocês devem conhecero  Hotel Palácio, entender a natureza da gala e se infiltrar nele como empregados, jornalistas, o que preciso for. Yunuen está disposta a ajudar emitindo falsos currículos e "adoecendo" ou "fazendo sumir" empregados chave.

Yunuen termina a reunião dizendo que já passou tempo demais com eles, mais que isso poderia ser um risco de comprometimento, e pedem que eles estudem as possibilidades de aproximação do general. Reitera que está disposta a ajudar com qualquer material que eles precisarem. Yunuen se compromete a conseguir falsos currículos para aplicação de trabalho no hotel e de dar um jeito de ter certeza de que o hotel precisará de mais pessoas neste ínterim. Também  sugere que eles tomem o restante do dia para descansar e pensar em ideias de como abordar os pontos-chave, e agradece a eles pelo bom trabalho do dia.

Com isso, os operativos têm a ideia de entrar infiltrados no evento de gala como funcionários do Hotel e de se infiltrar na casa do general Andrés e implantar escutas e grampos lá para conseguir ouvir as conversas do general e definir se ele pode ou não ser confiável. Eles têm a ideia de entrar como bombeiros para resolver um problema de falta d’agua, falando isso para agente Perez pelo comunicador. Ela se compromete de arranjar veículo e disfarces e também diz que conseguirá um mapa do sistema de esgotos para que eles possam fechar o abastecimento de água do prédio do General, para melhor simular o problema.

07/02/1989 – Logo pela manhã do dia seguinte, agente Perez mostra o jornal da manhã para eles, onde diz que o general foi encaminhado às pressas para um hospital particular de Assunção no final da tarde de ontem. Segundo o jornal, o general passava mal em casa, quando a família decidiu interna-lo.

Isso mudou um pouco os planos, agora o grupo também poderia ir ao hospital colocar escutas lá e, se a oportunidade surgir, ter um confronto direto com o general.

Para não separar o grupo, os operativos decidem resolver primeiro a história do apartamento do general, depois ir até o hospital. 

General Andrés - braço direito do ditador e aspirante frustrado a golpista, possível aliado?

 

Yunuen tem dificuldades de conseguir os disfarces e veículo de bombeiros, mas os entrega no final da tarde. A agente também informa que o general mora com a mulher, a filha mais nova e seu marido e um de seus netos.

Disfarçados, Shiro não tem dificuldade em se navegar nos imundos e apertados esgotos de Assunção e fechar o abastecimento de água do bairro onde fica localizada o condomínio do General.  

Eles também não tem dificuldade em entrar disfarçados de bombeiros no condomínio, embora o porteiro tenha achado engraçado os seus sotaques e aparência “gringas”.

Mas no apartamento do general, uma cobertura duplex, eles tiveram algumas complicações com uma empregada desconfiada e abelhuda chamada Gilda, que acabou por desmascará-los como impostores e os acusou de ladrões, felizmente dona Maria, a mulher do general, julgou que sua empregada estava sendo paranóica, mas por conta do incidente, o grupo não colocou todas as escutas que queriam mas a principal, no gabinete do general, foi posta com sucesso.  

Os operativos saem do condomínio aliviados pelos sucesso mesmo que raspando, e testam as escutas, onde ouvem a empregada Gilda conferindo as coisas no escritório do general para ver se nada foi roubado e dona Maria a chamando de paranoica. Sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

World Martial Arts Tournament '89

Calendário de 1989 e Linha do Tempo

Investigações de Mari Azai em Nagoya