03/02/1989 – Questão Paraguaia, parte 01.

 

Com o fracasso da missão em Osaka, a Força-tarefa precisa realizar investigações sobre a empresa Colorchem, que serão conduzidas pelo agente Tanaka na Coreia do Sul. Enquanto isso, a Força-tarefa investiga as ações da MARS Industries no Paraguai.

Segundo as descobertas de Tyron e Chun-Li a Star Alimentícios pode ter algum envolvimento com a MARS Industries.

A empresa de alimentos foi mencionada no caso pelo motoqueiro Crazy Monkey. Questionado pela Interpol, o criminoso ouviu membros dos Dreadnoks MC mencionarem que a empresa estar “fazendo seu papel lá pelo oriente”. Uma descoberta que traz mais questões do que respostas e vaga demais, mas que levanta a terrível possibilidade de que o caso se estenda para além do cenário asiático como a Força-tarefa previa.

Para isso, a agente Perez foi mandada para o Paraguai investigar as ações da MARS no país e o que ela descobriu é que realmente, além da MARS estar lá para fechar o negócio clandestino de armas soviéticas, eles também estão lá para “recrutamento”, obedecendo ao padrão de recrutamento que a Star Alimentícios está realizando na Asia.

Os operativos Tyron, Victor e Shiro são então mandados para o Paraguai para realizar maiores investigações tendo como monitora a agente Perez.

Eles recebem equipamento de vigilância de Mamoru, incluindo um microfone parabólico para gravações a longa distância e então tomam um avião particular até a cidade de Assunção, no Paraguai.

04/02/1989 – Ao chegarem na cidade, são recebidos por Yunuen “Lua Brilhante” Trembley Perez que os acomoda no hotel e explica melhor a situação:

Agente Yunuen "Lua Brilhante" Trembley Perez

 

“A situação no Paraguai é turbulenta, para dizer o mínimo, Alfredo Stroessner é o ditador do país por quase 35 anos, tendo mantido seu poder por tanto tempo alterando a constituição a seu bel prazer e sendo o único candidato de todas as eleições. Tem o suporte dos EUA devido a sua política anticomunista e já torturou e matou vários presos políticos. Ele é notório pela sua simpatia ao fascismo e já ofereceu exílio a vários nazistas e ex-ditadores. Também possui vários aliados nos cartéis de drogas sul americanos.

Alfredo Stroessner, ditador do Paraguai

 

Recentemente, no entanto a população tem se rebelado contra seu regime, resultando em sangrentas repressões.

Gary Guzman Menedez é um representante da MARS Industries que veio ao Paraguai com intuito oficial de treinar o exército paraguaio no uso e manutenção de armamentos recém adquiridos pelo governo, estes armamentos foram adquiridos de forma legal e pública e se tratam de carabinas M4, rifles anti-tanque m40 e peças de artilharia Howitzer, todos vendidos pela MARS nos EUA com aprovação do governo americano.

Gary Guzman Menedez

 

Desnecessário dizer que ele também fará o treinamento no uso das armas contratados não oficialmente, tal contrato descoberto pelo falecido John Ubanks.

Porém, por meio de investigações particulares, descobri que Guzman também irá se reunir com General Andrés Rodrigues, o braço direito e confidant de Stroessner. O que me chamou atenção no encontro foi sua natureza secreta e sua localização, a cidade de Emboscada, à 37km de Assuncíon. Emboscada é infame pela sua penitenciária construída por Stroessner para confinar seus inimigos. 

General Andrés Rodriguez

 

Descobri também que a MARS espera que o governo paraguaio entregue recrutas para a empresa. É conhecido que a MARS tem ligação com companhias mercenárias, então esses recrutas podem ser para as fileiras dessas companhias, mas é uma forma muito suspeita e inortodoxa de se recrutar e que lembra muito a forma que a Star está recrutando no Japão.

O objetivo é se infiltrar na cidade de Emboscada, descobrir a natureza da reunião com o general Rodriguez, fazer um registro dos equipamentos soviéticos. Se a reunião for de negócios, como eu suspeito, registrá-la e, se confirmada o acordo de vendas dos equipamentos ilegais, descobrir a verdadeira natureza do recrutamento promovido pela Star, e se houver uma janela de ação, capturar Menedez. 

Menedez é um instrutor de armas e treinado em combate corpo a corpo, então esperem resistência na sua captura.”

Yunuen diz que eles viajarão para Emboscada no dia seguinte de ônibus às cinco da manhã com previsão de chegada na cidade às 07:00. O encontro de Menedez com o General Andrés Rodriguez ocorrerá às 14:00 na Base Militar da cidade, mas os treinos com as armas começaram mais cedo.

Yunuen também entrega a eles ingressos para o jogo de futebol local, onde, ela avisa, poderão conhecer Stroessner e o general Andrés Rodriguez que estarão no camarote do estádio e pedem para que eles usem o restante do dia como quiserem.

Os três decidem ir ao jogo (Cerro Porteño 1x0 Olímpia, primeiro jogo do Torneio República no estádio Defensores Del Chaco) onde reconhecem o ditador Stroessner e o general André Rodriguez, fortemente guardados por soldados e polícias.

O restante do dia eles decidem relaxar ou treinar.

 05/02/1989 – o trio de operativos e Yunuen chegam em Emboscada às 9:00, Yunuen se separa deles mas avisa que estará por perto como apoio.

Tyron, Victor e Shiro decidem posar como turistas enquanto investigam a base militar que no momento está fechada para os treinos.

A base é cercada por altos muros e apenas veículos e pessoas militares podem entrar pelos portões, então Shiro decide escalar os muros levando o microfone parabólico, aproveitando uma guarita vazia que ele enxergou, enquanto isso, Tyron e Victor o assistem para apoio.

Shiro consegue entrar na base e do alto do muro logo vê tanques soviéticos T-72 correndo na pista da base, ele os fotografa e desce.


Shiro consegue se esconder por uns obstáculos quando presencia a chegada de Menedez e gen. Andrés Rodrigues, ambos bem guardados por mercenários e soldados, os dois grupos se encontram numa construção aberta da base militar, designada para treinos de guerra urbana.

Shiro tenta se aproximar, mas é visto por um dos mercenários e é forçado a despistá-lo antes de continuar. Ele finalmente consegue chegar perto o suficiente para usar o delicado aparelho de som, mas acaba descobrindo que não sabe operá-lo, então decide apenas, observar, escutar e fotografar.

O irmão Schwammberger

Ele vê os soldados paraguaios trazendo dois prisioneiros, um homem e uma mulher ruivos, altos e atléticos, muito provavelmente irmãos. Sob pedido de Menedez eles são soltos, o irmão profere umas ameaças contra Menedez e o general Rodirguez enquanto a irmã guincha e instiga o irmão com linguagens de sinais, mas ao se acalmarem se juntam a reunião. 

Menedez e o general falam sobre o treinamento com os armamentos soviéticos, Menedez também agradece o general paraguaio por ter cuidado bem dos netos de “Her Schwammberger”. 

 O general aproveita para convidar Menedez e os irmãos Schwammberger a uma gala que ocorrerá no Hotel Palácio no dia 10.

A irmã Schwammberger
 Tudo indicava que a reunião seria tranquila, quando, de repente, Menedez se aproxima do general e fala baixo e cordialmente para o general que sabe da ideia dele de realizar um golpe militar contra Stroessner e tomar o poder para sí, mas que ele está lá para garantir que isso não ocorra e aconselha o general a fugir do país depois da gala. “No dia 10 você estará na gala, sorrirá e acenará, mas no dia 11, você não estará mais no Paraguai ou não mais neste mundo, a escolha é sua”. Com isso, Menedez vai embora mais os irmão decidem ficar para assistir os “jogos de guerra”. O general está visivelmente abalado e derrotado, enquanto seus soldados leais tentam conforta-lo.

Shiro decide não fazer nada a respeito e sair da base com as informações que conseguiu.

Enquanto isso, Tyron e Victor tentam se infiltrar na base. Victor para no meio da estrada que dá acesso a base fingindo ser uma criança querendo fotografar os carros militares que usam a estrada, um caminhão militar carregado de soldados para e os condutores o tiram da estrada, Tyron aproveita a situação para se pendurar debaixo do caminhão e entrar na base.

Porém, Tyron não é tão bom quanto Shiro em se ocultar e acaba tendo que fugir do local. Fortuitamente, ele teve ajuda de Yunuen na fuga, e não foi detectado.

O grupo se encontra na pousada “El Conquistador” com Yunuen e compartilham suas descobertas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

World Martial Arts Tournament '89

Calendário de 1989 e Linha do Tempo

Investigações de Mari Azai em Nagoya